Quem somos
A RioPar foi criada em 2012, com o intuito de investir em novos serviços relacionados à mobilidade urbana, para melhorar o dia a dia dos usuários e das empresas de transporte, gerando oportunidades de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.
Atualmente, a RioPar é gestora da bilhetagem eletrônica do estado do Rio de Janeiro, com média de 7 milhões de transações financeiras por dia.
Presta serviços e dá suporte às operadoras de transporte e a seus clientes, facilitando o acesso ao transporte público coletivo de passageiros.
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Complexidade Operacional
- Matriz com 42 mil regras de integrações e 5 milhões de cruzamentos
- Processamento e ressarcimento dos modais em d+1
- Mais de 18 mil validadores gerenciados
- 5,9 milhões de usuários ativos
- Controle de uso das gratuidades, evitando fraudes e uso abusivo
- 1200 pontos de venda espalhados em todo o Estado
- 4,1 milhões de recargas por mês
- Compra pela internet e validação da carga a bordo
- Mais de 91 terminais de consulta
- Entrega de cartões em todo o estado do Rio de Janeiro
- Produção de 248 mil cartões/mês
- Suporte e facilidade para realização de grandes eventos
- 21 lojas
- 1,3 mil atendimentos nas redes sociais/mês
- 194 mil entradas entre URA, chat, e-mail e ativos/mês
- 78 mil clientes corporativos compradores de Vale-Transporte
- 142 links de redes
- 155 websites
- 1.879.164 arquivos processados / Janeiro 2025
- 1.774 arquivos transmitidos aos órgãos públicos / Janeiro 2025
História
Políticas
Públicas
Benefício
Usuário
Papel dos
Operadores
Instituição do Vale-transporte
Lei Federal nº 7.418/85
Garantia do trajeto casa-trabalho-casa
Todas as empresas devem emitir o Vale-Transporte em papel
Lei da Bilhetagem eletrônica
Lei Estadual nº 4.291/04
Facilidade na aquisição de créditos e agilidade no embarque
Todas as empresas devem emitir o Vale-Transporte eletrônico
Lei do Bilhete Único
Lei Estadual nº 5.628/10
Benefício tarifário RMRJ. Economia no uso do transporte
Todos os modais e empresas devem realizar a integração tarifária
Lei do Bilhete Único Carioca
Lei Municipal nº 5.211/12
Benefício tarifário Município do Rio. Economia no uso do transporte
Modal ônibus deve realizar a integração tarifária
Decreto da Biometria Facial
Dec. Estadual nº 45.749/16
Garantia do uso correto do benefício pelo titular do cartão
Todos os modais devem adequar a instalação das câmeras.
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Amplia a forma de aquisição do Vale-Transporte
Alternativa de escolha.
Modais (exceto ônibus) podem emitir o Vale-Transporte
Todos os modais deverão aceitar todos os cartões de transporte.
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Evolução tecnológica e melhorias na experiência dos clientes
App, Clube de Vantagens, Alteraçao da Marca e Redução de SKU
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RioPar assume responsabilidade de ressarcir, além de arrecadar e processar
Nossos números

Mais de 7 milhões de transações financeiras


Modos de
Transporte Público
de Passageiros
Mil Empregos
Diretos
Milhões de Pessoas
Transportadas por dia
Milhões de
Transações
Bancárias/mês
Operadoras
Ressarcidas/dia
Permissionários
Ressarcidos/dia
Mil Clientes
Corporativos
Pontos de Vendas
espalhados em todo o Estado
Mil Ônibus
Missão, Visão, Atuação e Valores
Missão
Prestar serviços e suporte às empresas de transporte e clientes, facilitando o acesso ao transporte público coletivo de passageiros.
Visão
Ser referência como organização atuante no fortalecimento do sistema de transporte público coletivo de passageiros.
Atuação
Apoiar a Semove em seu papel de representatividade dos sindicatos das empresas de ônibus do estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana, visando ao aprimoramento do sistema de transporte de passageiros e à prestação de serviços e suporte às empresas de transporte e clientes, facilitando o acesso ao transporte público coletivo de passageiros.
Valores
Integridade e
Conformidade
A RioPar e a RioCard TI iniciaram em maio de 2019 o Programa de Integridade e Conformidade (PIC), com duas vertentes: PIC Geral e PIC Digital. O PIC é liderado pelo Presidente Executivo da Semove, que também assume a responsabilidade de Compliance Officer perante a estruturação, o desenvolvimento e o monitoramento dos seus 12 pilares, com o suporte da Gerência de Controles Internos e Riscos.
Todas as ações do PIC são submetidas à análise e acompanhamento do Comitê de Integridade e Conformidade, que é um órgão de governança corporativa com funções consultiva e fiscalizadora.